resenhas
do Bembé
No contexto da construção da série fotográfica “Bembé do Mercado: A Festa dos Olhos do Rei” no ano de 2021, com a pandemia COVID-19, uma dimensão importante da celebração ficou mais evidente do que nos outros anos anteriores: a vivencia de terreiro. É sobre este aspecto do festejo centenário que as imagens intituladas “Resenhas do Bembé” tratam.
Para além de qualquer visão romântica, literalmente, tudo no terreiro remete a casa, a relações familiares: do amor às hierarquias, do carinho ao desentendimento, da acolhida à responsabilidade, das glórias aos desafios... ver o ilè fervilhando, cada qual com seus afazeres, ocupando cômodos com suas atividades, esperando a conclusão das de outros em coordenação com o divino, é um manancial de estímulos para o olhar. Uma poética concreta em cada ação, cada canto, cada irmão, mobilizando em conjunto toda a força do que conhecemos como axé.
A série de imagens produzidas no interior do llè Axé Ojú Onirè, terreiro que sediou os atos litúrgicos do Bembé 2021, retratam a execução privada, pouco visualizada da celebração.
Referida série sagrou-se ganhadora da ação editorial e artística “Meio Cura Festivalizar”, no México.